jusbrasil.com.br
22 de Outubro de 2017

O que estudar de Direito Administrativo em concursos públicos

Os 5 temas mais cobrados sobre a matéria.

Thaisa Figueiredo Lenzi, Advogado
há 2 anos

Olá pessoal,

O artigo de hoje é sobre o Direito Administrativo, mais especificamente sobre os 5 temas que estão sendo cobrados de forma frequente nos concursos públicos.

O Direito Administrativo é uma matéria que não é muito querida entre os "concurseiros", afinal de contas possui várias legislações esparsas, não está codificado como o Direito Civil, Direito Penal, entre outros.

Para dar aquela força nos estudos, eu fiz um TOP FIVE dos temas que tenho visto nas provas da disciplina que, para mim, é a mais amada e querida do direito.

Vamos lá:

5 - Bens Públicos: o examinador sabe que muita gente não estuda a parte constitucional de Bens Públicos e está cobrando muito. Não negligencie os artigos 20 e 26 da Constituição Federal.

4 - Responsabilidade Civil do Estado: Estudar os atuais entendimentos jurisprudenciais sobre este tema. Vai cair com certeza!

3 - Licitação, Lei 8.666/1993 e Lei 10.520/2002 (Lei do Pregão).

2 - Parceria Público Privada, Lei N.º 11.079/2004: geralmente é questionado sobre o conceito de concessão patrocinada e concessão administrativa, os prazos da PPP, o valor, e esses tópicos mais superficiais da lei que são decoreba pura.

1 - Improbidade Administrativa, Lei N.º 8429/1992: por razões óbvias, esta lei está despencando nas provas. Estudem principalmente aqueles atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário (artigo 10 da lei), é o mais cobrado!

Espero que essa pequena contribuição auxilie nos seus estudos e depois me contem o que acharam, ok?

Abraços

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)