Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STJ admite inscrição de devedor de alimentos em cadastro de inadimplentes

há 8 anos

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, em decisão inédita, admitiu a possibilidade de inscrição do nome do devedor de alimentos definitivos em cadastro de proteção ao crédito.

O novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016, já prevê a possibilidade de inscrição do devedor de alimentos em cadastro como o do SPC e Serasa (art. 782, § 3º). Para o relator, ministro Luis Felipe Salomão, trata-se de uma medida ágil, célere e eficaz de cobrança de prestações alimentícias. Prova disso é que, segundo o ministro, 65% dos créditos inscritos em cadastro de inadimplentes são recuperados em até três dias úteis.

Para o relator, “a medida deve focar nos direitos da criança, protegidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”. Além desse, existem diversos outros instrumentos à disposição dos magistrados para que se efetive o cumprimento da obrigação alimentar, tais como: desconto em folha, penhora de bens e até a prisão civil, lembrou o ministro. Portanto, “é bem provável que o devedor pense muito antes de deixar de pagar a verba”, frisou.

O ministro ainda lamentou que os credores de alimentos (“expressão concreta da dignidade da pessoa humana”) não têm conseguido por meios executórios tradicionais satisfazer o débito.

Por fim, rebateu o argumento de que “não há justificativa para inviabilizar o registro pois o segredo de justiça das ações de alimentos não se sobrepõe ao direito do menor, de receber os alimentos”.

O voto do ministro Salomão foi acompanhado por todos os ministros do colegiado.

Fonte: Danilo Fernandes Christófaro

https://www.cers.com.br/noticiaseblogs/noticia/stj-admite-inscricao-de-devedor-de-alimentos-em-cad...

  • Sobre o autorEsp. Direito Administrativo e Administração Pública
  • Publicações39
  • Seguidores331
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações448
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-admite-inscricao-de-devedor-de-alimentos-em-cadastro-de-inadimplentes/257721937

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)